As transações envolvendo fatias minoritárias de empresas cresceram no Brasil, atingindo 27% de todas as fusões e aquisições no primeiro semestre de 2024, o maior percentual desde 2017. Segundo especialistas , o aumento se deve ao desejo de sócios minoritários de vender parte de seus negócios, após o adiamento causado pela pandemia e à necessidade de muitas empresas em levantar capital diante de uma economia desafiadora e altas taxas de endividamento e juros altos.
Muitas empresas, com baixa liquidez e elevados níveis de endividamento, estão recorrendo à venda de participações minoritárias para obter caixa. Além disso, a crise de crédito e a manutenção da taxa Selic em patamares elevados dificultam a tomada de empréstimos via bancos e investidores institucionais, empurrando essas companhias para alternativas de captação mais imediatas.
Estudos apontam que 147 investidores financeiros, sendo 86 brasileiros e 61 internacionais, estão ativos no Brasil buscando oportunidades de investimento em participações privadas, dos quais 68% se concentram em transações minoritárias. Esse movimento reflete a crescente busca por soluções estratégicas para enfrentar os desafios econômicos e de endividamento.
Fonte: Jornal “O Estado de S. Paulo”
- Post publicado:30/09/2024
Crescimento de Transações Minoritárias Impulsiona Mercado de M&A
Relacionados
Carf Reconhece Distribuição de Lucros Sem Pró-Labore
Carf confirma que não há norma proibindo a distribuição exclusiva via dividendos em sociedades médicas
Estratégias para Atrair Investidores Estratégicos para Empresa/Startup
Temos a experiência com empresas de diversos ramos e tamanhos […]
Renúncia à herança isenta herdeiro de dívidas do espólio
Decisão do TRT- SP reforça segurança jurídica em casos de sucessão patrimonial
