As transações envolvendo fatias minoritárias de empresas cresceram no Brasil, atingindo 27% de todas as fusões e aquisições no primeiro semestre de 2024, o maior percentual desde 2017. Segundo especialistas , o aumento se deve ao desejo de sócios minoritários de vender parte de seus negócios, após o adiamento causado pela pandemia e à necessidade de muitas empresas em levantar capital diante de uma economia desafiadora e altas taxas de endividamento e juros altos.
Muitas empresas, com baixa liquidez e elevados níveis de endividamento, estão recorrendo à venda de participações minoritárias para obter caixa. Além disso, a crise de crédito e a manutenção da taxa Selic em patamares elevados dificultam a tomada de empréstimos via bancos e investidores institucionais, empurrando essas companhias para alternativas de captação mais imediatas.
Estudos apontam que 147 investidores financeiros, sendo 86 brasileiros e 61 internacionais, estão ativos no Brasil buscando oportunidades de investimento em participações privadas, dos quais 68% se concentram em transações minoritárias. Esse movimento reflete a crescente busca por soluções estratégicas para enfrentar os desafios econômicos e de endividamento.
Fonte: Jornal “O Estado de S. Paulo”
- Post publicado:30/09/2024
Crescimento de Transações Minoritárias Impulsiona Mercado de M&A
Relacionados
Reforma Tributária exigirá preparo e renegociação de contratos
Empresas devem se antecipar às mudanças que entram em vigor em 2026, com impacto direto em preços, contratos e sistemas operacionais
Stock Options:
Uma estratégia eficaz para empresas de alto potencial reduzirem custos e fortalecerem a relação entre colaboradores e a organização.
Arbitragem em disputas de M&A
Conheça alguns dos principais desafios dessa forma de disputa para processos de Fusão e Aquisição.
