No momento, você está visualizando Reforma Tributária e o Agronegócio: O quer muda para o setor?

Reforma Tributária e o Agronegócio: O quer muda para o setor?

Com a aprovação da EC 132/23 e LC 214/2025, a reforma tributária brasileira introduz mudanças profundas para o agronegócio, substituindo cinco tributos pelo IVA Dual, composto pelo IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e pela CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços). A medida busca simplificar a estrutura tributária, traz desafios e oportunidades ao setor, especialmente na adaptação às novas regras e no impacto sobre custos de produção e margens de lucro.

Entre os destaques, estão a isenção de impostos para produtos da cesta básica e insumos agropecuários e a desoneração de exportações, visando fortalecer a competitividade internacional. Contudo, o aumento da tributação sobre produtos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, como pesticidas, pode representar custos adicionais significativos. A transição para esse novo modelo exige planejamento estratégico e análise detalhada dos impactos.

Entre em contato com a Pulse Capital para mais informações sobre os desdobramentos da reforma tributária e estratégias para o agronegócio se manter competitivo neste cenário em transformação.